9 de maio é Dia Estadual do Sindicatário

Nove de maio é o Dia Estadual do Sindicatário. A data foi escolhida porque nesse dia, em 2006, os trabalhadores sindicatários conquistaram o direito à sindicalização na CLT. Em 2011, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a ter reconhecido o 9 de maio como Dia Estadual do Sindicatário.

"Nosso sindicato conquistou o Dia do Sindicatário após muita luta junto à Assembleia Legislativa do RS e trabalha para tornar a data nacional. O Dia do Sindicatário representa o reconhecimento de uma categoria que é a base dos sindicatos e deve ser respeitada enquanto classe trabalhadora. Por isso é relevante comemorar essa data tão importante para nós sindicatários", diz o Diretor de Assuntos de Educação e Política Sindical, Leandro Dóro.

O trabalho do sindicatário ganha uma dimensão nesses tempos em que o governo federal ataca direitos a organização dos trabalhadores. Além disso, a pandemia gerou vítimas entre os sindicatários e a implantação do teletrabalho em sindicatos, associações, cooperativas e demais entidades do país.

Desde o golpe contra Dilma Rousseff, sindicatos e os sindicatários sofreram ataques da Reforma Trabalhista, que tirou a obrigatoriedade da Contribuição Sindical. Essa  medida foi contestada por inúmeros sindicatos, que conseguiram manter o pagamento da contribuição. Porém, em março, o governo Bolsonaro editou a MP 873/19, que retira o pagamento das mensalidades sindicais e da Contribuição Sindical via folha de pagamento e obriga que seja realizada por boleto bancário. Essa última medida foi revertida, pois é inconstitucional. "Esses ataques significam a destruição do movimento sindical no país e a retirada da capacidade de luta dos trabalhadores", afirma o presidente do Sindisindi/RS, Baptista Rocha.

A redução das verbas e do quadro funcional dos sindicatos são sentidos em todo o país. É preciso contribuir e se conscientizar sobre a importância de ser sindicatário e da necessidade de organização dos trabalhadores.