Sindisindi/RS comemora 32 anos de fundação

O Sindisindi-RS completa 32 anos neste 26 de agosto. A entidade representa os trabalhadores em sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais e todos os órgãos de classe, no Estado do Rio Grande do Sul. Sua fundação foi em 26 de agosto de 1989, em pleno período de redeomcratização, sendo undos primeiros fundados no Estado após a ditadura militar. Representa e defende a categoria em assuntos administrativos e judiciais.

Primeiros passos

Durante muitos anos ensaiamos a criação de uma entidade que representasse a categoria de empregados em entidades sindicais. Ao longo da jornada foram dados muitos passos importantes como a fundação da Associação Profissional. No entanto, esbarrávamos na inoperância legal mantida pela Constituição então vigente, que impedia a continuação de um trabalho sério e bem estruturado.

Crescimento da consciência de classe

Após a promulgação da Constituição, em outubro de 1989, que instituiu a autonomia e a liberdade sindical, fortalecida por um crescente nível de conscientização dos trabalhadores, começou a retomada do debate em torno da construção de uma entidade representativa. O assunto foi debatido por pequenos grupos e, aos poucos, recebeu adesão e simpatia da maioria da categoria. No dia 22 de agosto de 1989, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Porto Alegre, concluiu-se que a conjuntura do momento exigia a unidade dos mais de 4.000 empregados em entidades sindicais, de forma consciente e organizada. A fundação, após a publicação no Diário Oficial, se concretizou na assembleia, realizada no auditório do Sesc, com a presença de representantes de 32 categorias, da capital e interior do Estado, no dia 26 de agosto. É desta história que nasceu o Sindisindi-RS, cujo objetivo maior é o de defender os direitos dos trabalhadores em sindicatos e trabalhar na sua organização.

Dia do Sindicatário

A data de 9 de maio foi escolhida porque nesse dia, em 2006, os trabalhadores sindicatários conquistaram o direito à sindicalização na CLT. Em 2011, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a ter reconhecido o 9 de maio como Dia Estadual do Sindicatário.

"Nosso sindicato conquistou o Dia do Sindicatário após muita luta junto à Assembleia Legislativa do RS e trabalha para tornar a data nacional. O Dia do Sindicatário representa o reconhecimento de uma categoria que é a base dos sindicatos e deve ser respeitada enquanto classe trabalhadora. Por isso é relevante comemorar essa data tão importante para nós sindicatários", diz o diretor de Assuntos da Educação e Política Sindical, Leandro Dóro.