9 de maio é Dia Estadual do Sindicatário

Trabalhadores que têm no seu ofício batalhar pelas lutas de todos os trabalhadores. Esses são os sindicatários. Em 9 de maio, é seu dia. Os sindicatários lidam, no dia-a-dia, com os direitos dos trabalhadores de todas as categorias, do serviço público e da iniciativa privada. Participam e organizam piquetes, passeatas, concentração de greve, produzem e distribuem materiais informativos e de mobilização, são responsáveis pelas rotinas administrativas. Enfim, para que os sindicatos funcionem, os sindicatários são imprescindíveis.
Pela primeira vez na história da comemoração desta data não há atividades alusivas. O Sindisind/RS está em teletrabalho, assim como todos os demais sindicatos do país devido a pandemia de covid-19. Ao mesmo tempo, os sindicatários precisam lutar contra um governo que faz uma retirada sistemática de direitos e desrespeita as recomendações internacionais para combate a doença.
Dia do Sindicatário – A data de 9 de maio foi escolhida porque nesse dia, em 2006, os trabalhadores sindicatários conquistaram o direito à sindicalização na CLT. Em 2011, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a ter reconhecido o 9 de maio como Dia Estadual do Sindicatário. A legislação foi proposta pelo então deputado estadual Heitor Schuch (PSB/RS).
"Nosso sindicato conquistou o Dia do Sindicatário após muita luta junto à Assembleia Legislativa do RS e trabalha para tornar a data nacional. O Dia do Sindicatário representa o reconhecimento de uma categoria que é a base dos sindicatos e deve ser respeitada enquanto classe trabalhadora. Por isso é relevante comemorar essa data tão importante para nós sindicatários", diz o Diretor de Assuntos da Divulgação, Leandro Dóro.
Atualmente, os sindicatos e os sindicatários sofreram ataques da Reforma Trabalhista, que tirou a obrigatoriedade da Contribuição Sindical. Essa medida foi contestada por inúmeros sindicatos, que conseguiram manter o pagamento da contribuição. Porém, em março de 2019, o governo Bolsonaro editou a MP 873/19, que retira o pagamento das mensalidades sindicais e da Contribuição Sindical via folha de pagamento e obriga que seja realizada por boleto bancário. "Esses ataques significam a destruição do movimento sindical no país e a retirada da capacidade de luta dos trabalhadores", afirma o presidente do Sindisindi/RS, Baptista Rocha.
A redução das verbas e do quadro funcional dos sindicatos são sentidos em todo o país. Porém, mesmo assim, os trabalhadores estão organizando uma greve geral para junho, contra a Reforma da Previdência. Nos demais anos, o Dia do Sindicatário foi comemorado com palestras e até mesmo um encontro estadual de sindicatários, em 2017. Em 2020, os sindicatários continuarão a lutar e devem ficar alertas, pois a chama da democracia está nas mãos dos sindicatos.