Presidente do Sindisindi/RS participa da posse da nova diretoria do Sindiágua/RS

O presidente do Sindisindi/RS, Baptista Rocha, participou da posse e do Encontro Estadual de Representantes Sindicais do Sindiágua/RS entre 12 e 14 de fevereiro. Dia 13, quinta feira, ocorreu a posse da nova diretoria, cujo presidente é Arilson Wünsch. O ato reuniu lideranças de movimentos sociais, autoridades e serviu para reafirmar o compromisso com a categoria em suas lutas. A posse da nova diretoria contou com a participação do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, Deputado Federal Elvino Bohn Gass, a Deputada Estadual Juliana Brizola, Dep. Federal Pompeo de Mattos a Presidente da ASCORSAN, Adriana Rocha, entre outras autoridades. Além da nova diretoria, tomaram posse também na quinta-feira a Comissão Mulheres e Delegados Sindicais.

Ciente da importância desta troca de experiências com a categoria e com objetivo de debater os desafios sindicais, o Sindiágua RS realizou mais um Encontro de Representantes com uma programação completamente voltada aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, visando debater os desafios sindicais diante da atual conjuntura política do do pais.

A afronta aos direitos tem atingido fortemente a garantia dos trabalhadores, trabalhadoras e a estrutura sindical, neste caso, é preciso unir cada vez mais a categoria para que em conjunto sejam adotadas ações corretas para garantir a representação dos trabalhadores, além disso, deixá-los sempre cientes dos seus diretos oportunizando estes encontros para que todos possam se capacitar a fim de lutar por eles.

No primeiro dia de encontro foram abordadas pautas referentes a funções, responsabilidades e luta sindical, com o Presidente do SINDIÁGUA/RS, Arilson Wünsch e Carlos Eduardo Passos – Secretário regional Metropolitana, A comissão de mulheres também abordou a temática “A Mulher trabalhadora em saneamento na luta sindical” Com Ana Lúcia Cruz – Sec. de Gên. Raças, Min. e Aposent. SINDIÁGUA/RS e Isis Marques – Dirigente da CUT-RS. Além disso todas as regiões puderam se reunir separadamente para esclarecimentos do Acordo Coletivo 2019/2020, construção do Rol para 2020/2021, discutir e abordar problemas e enfrentamentos de cada região para definir estratégias.

O segundo dia do encontro, foi marcado pela posse da nova diretoria e a apresentação do estudo solicitado pela Corsan sobre plano de benefícios com o Diretor de Seguridade da Funcorsan Gilmar Arnt e os Impactos da Reforma Trabalhista na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, com a Juíza do Trabalho no TRT 4 Valdete Souto Severo que esclareceu diversos pontos sobre a reforma respondendo aos questionamentos da categoria.

Na sexta-feira, último dia do evento a agenda também foi cheia, as pautas do último dia foram de extrema importância, assuntos como, Saúde e segurança do trabalhador, informativo sobre Ações judiciais do INSS, FGTS e Vale- alimentação e Debate sobre os problemas enfrentados nas Unidades de Saneamento do Interior do Estado com a diretoria da CORSAN. Os relatos dos grupos de trabalho regional também foram entregues para a diretoria da Companhia.

O Encontro Estadual de Representantes Sindicais é uma atividade que reúne dirigentes de entidades filiadas ao Sindiágua/RS, anualmente. É um momento de troca de experiências e de capacitação à aqueles que representam os trabalhadores.