icon facebook sfa

Header Esquerdo

Sindisindi completa 29 anos em 26 de agosto

Nesse próximo domingo, 26 de agosto, o Sindisindi completa 29 anos. O Sindisindi-RS representa os trabalhadores em sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais e todos os órgãos de classe, no Estado do Rio Grande do Sul. Atuando com dinamismo e objetividade, desde a sua fundação, em 26 de agosto de 1989, o sindicato representa e defende a categoria em assuntos administrativos e judiciais. 

"Em 2018, o Sindisindi luta contra os efeitos maléficos da Reforma Trabalhista que tirou arrecadação dos sindicatos e causa demissão de trabalhadores. Nosso objetivo é reverter a Reforma Trabalhista e apontar para uma política que privilegie a produção de bens e serviços ao invés do mercado financeiro", afirma o diretor de comunicação, Leandro Dóro. "Devido aos efeitos da Reforma, não faremos comemorações esse ano, mas estaremos na base, lutando pelos sindicatários, conduzindo assembleias e negociando acordos. Precisamos estar presentes para que os efeitos da Reforma não causem ainda mais desemprego. É uma luta que só pode ser resolvida por meio das próximas eleições e da presença do povo nas ruas", diz. 

Primeiros passos do Sindisindi

Durante muitos anos ensaiamos a criação de uma entidade que representasse a categoria de empregados em entidades sindicais. Ao longo da jornada foram dados muitos passos importantes como a fundação da Associação Profissional. No entanto, esbarrávamos na inoperância legal mantida pela Constituição então vigente, que impedia a continuação de um trabalho sério e bem estruturado.

Crescimento da consciência de classe

Após a promulgação da Constituição, em outubro de 1989, que instituiu a autonomia e a liberdade sindical, fortalecida por um crescente nível de conscientização dos trabalhadores, começou a retomada do debate em torno da construção de uma entidade representativa. O assunto foi debatido por pequenos grupos e, aos poucos, recebeu adesão e simpatia da maioria da categoria. No dia 22 de agosto de 1989, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Porto Alegre, concluiu-se que a conjuntura do momento exigia a unidade dos mais de 4.000 empregados em entidades sindicais, de forma consciente e organizada. A fundação, após a publicação no Diário Oficial, se concretizou na assembleia, realizada no auditório do Sesc, com a presença de representantes de 32 categorias, da capital e interior do Estado, no dia 26 de agosto. É desta história que nasceu o Sindisindi-RS, cujo objetivo maior é o de defender os direitos dos trabalhadores em sindicatos e trabalhar na sua organização.