Executiva do Sindisindi/RS define ações para os próximos meses

A diretoria do Sindisindi/RS reuniu-se na última sexta-feira 19 de abril. Entre os temas debatidos estavam os acordos coletivos para 2021, contratações e demissões em sindicatos e cooperativas, ações para combate à pandemia de convid-19, relacionamento profissional, atividades comemorativas ao Dia do Sindicatário e iniciativas de solidariedade.

Dia do Sindicatário

Os participantes definiram uma campanha para marcar o Dia do Sindicatário, que será comemorado em 9 de maio. Os sindicatários estão convidados a gravar vídeos de um minuto falando sobre a importância de ser sindicatário e enviar para o whatsapp 51 999789346. Os vídeos serão reproduzidos nos perfis sociais do sindicato ao longo do mês de maio. Além disso, estão sendo organizadas outras atividades que serão divulgadas em breve.

Terceirização

Os diretores debateram tentativas de terceirização em sindicatos. Recentemente, a Assufrgs realizou desligamento de sindicatários e contratou terceirizadas para atender serviços antes executados por celetistas. A direção do Sindisindi/RS publicou nota em que condena esse tipo de atitude, que fere os princípios do sindicalismo.

Acordos coletivos

O mês de maio é utilizado, tradiconalmente, para ser a data base para assinatura de acordos coletivos em inúmeros sindicatos. Os diretores presentes apresentaram como está a tramitação do acordo em seus sindicatos e as etapas da negociação.

Covid-19

As iniciativas de distanciamento social, teletrabalho e revezamento, em cada sindicato, foram destacadas pelos diretores. Na maioria dos sindicatos o teletrabalho está sendo realizado desde março de 2020 e continua em execução por tempo indeterminado. O principal objetivo é barrar possíveis surtos em entidades sindicais.