icon facebook sfa

Header Esquerdo

Sindicatários do Sintrajufe abrem acordo coletivo

Os sindicatários do Sintrajufe/RS realizaram asssembleia geral na última quinta-feira para iniciar os debates sobre o acordo coletivo 2019. Como resultado, esta semana, formalizaram uma proposta de acordo coletivo. A atividade foi coordenada pelos diretores do Sindisindi/RS, Ana Paula Silva e Leandro Dóro 

Entre os temas debatidos estavam os efeitos da MP 873, que impede a cobrança da contribuição sindical e das mensalidades via desconto em folha e solicita que sejam realizadas via boleto. 

"É um seríssimo ataque a organização sindical e a Constituição Federal ao impedir a liberdade de organização sindical", afirma Dóro. "A Reforma Trabalhista, realizada durante o governo Temer já tirou verba dos sindicatos. Diversas categorias encolheram, tiveram que acabar com escolas, vender sedes, entre outras atitudes para se manter na luta pelos direitos dos trabalhadores. Agora a MP 873 aprofunda ainda mais a crise", diz Ana Silva. 

A maioria dos presentes na assembleia autorizou o Sindisindi/RS a receber a contribuição sindical e se solidarizaram com os demais sindicatos que estão em crise devido a problemas de repasse das mensalidades.

Porém, ao mesmo tempo, afirmaram ser essencial manter os direitos já conquistados e continuar em busca de melhorias aos sindicatários.