Artigo: Smartphones e redes sociais formam um conjunto de controle militar

Por Leandro Malósi Dóro, diretor de comunicação

Ao contrário do que pensamos, um smartphone é um conjunto de tecnologias militares colocado em nossas mãos. Com ele é possível que governos saibam nossa localização, preferencias, pesquisem nossa psicologia e encontrem nossas vulnerabilidades. A forma de nos influenciar é por via de redes sociais e propagandas direcionadas. Nós não largamos essa tecnologia por questão de conforto. Temos benefícios em troca de sermos controlados. É igual aos romanos que davam aos seus aliados ou tribos conquistadas a Via Ápia - a estrada de pedras que escoava e produção e o transporte pela Europa. Em troca desse conforto, Roma controlava toda a produção e circulação dos povos dominados. Há, nesse momento, uma guerra comercial mundial: EUA contra a China, Rússia como aliada chinês e Alemanha propondo a criação de um exército da União Européia. Aqui no Brasil, temos uma extrema-direita que quer tomar lado em favor dos EUA, mesmo sabendo que somos historicamente neutros diplomaticamente e uma Venezuela que irá receber uma fábrica de Kalashnikov em 2019, ao mesmo tempo em que os EUA anunciam a construção de uma fábrica de armas no Brasil. Essa escolha eleitoral errada que fizemos, creio, foi impulsionada em muito por esses objetos militares - os smartphones - que temos em nossas mãos. Os presentes de grego que recebemos ultimamente dos EUA - tanques, parceria militar e elogios - podem se voltar contra nós em breve. Sorte aos que percebem isso.