9 de maio é o Dia do Sindicatário

Trabalhadores que têm no seu ofício batalhar pelas lutas de todos os trabalhadores. Esses são os sindicatários. E o nosso dia é 9 de maio.

Os sindicatários são trabalhadores diferentes, pois lidam, no dia a dia, com os direitos dos trabalhadores de todas as categorias, do serviço público e da iniciativa privada. Participam e organizam piquetes, passeatas, concentração de greve, produzem e distribuem materiais informativos e de mobilização, são responsáveis pelas rotinas administrativas. Enfim, para que os sindicatos funcionem, os sindicatários são imprescindíveis.

Dia do Sindicatário – A data de 9 de maio foi escolhida porque nesse dia, em 2006, os trabalhadores sindicatários conquistaram o direito à sindicalização na CLT. Em 2011, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a ter reconhecido o 9 de maio como Dia Estadual do Sindicatário.

"Nosso sindicato conquistou o Dia do Sindicatário após muita luta junto à Assembleia Legislativa do RS e trabalha para tornar a data nacional. O Dia do Sindicatário representa o reconhecimento de uma categoria que é a base dos sindicatos e deve ser respeitada enquanto classe trabalhadora. Por isso é relevante comemorar essa data tão importante para nós sindicatários", diz o Diretor de Assuntos da Divulgação, Leandro Dóro.