icon facebook sfa

Header Esquerdo

Empresas adotam semana de 4 dias de trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar demais não é sinônimo de sucesso. Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, mais de 745 mil pessoas perderam a vida por conta de trabalho excessivo no ano de 2016.  E como alternativa para frear a carga horária extensiva, muitas empresas pelo mundo estão adotando um novo modelo de atuação, com apenas 04 dias de trabalho por semana. Essa jornada de trabalho também é conhecida como 4x3, ou seja, 4 dias de trabalho e 3 dias de folga, é testada e estudada em diferentes países já há alguns anos. Os resultados positivos tem feito com que essa opção se torne uma pauta popular entre os trabalhadores.

 

A sobrecarga e a ansiedade pela sexta-feira, alinhada a outros fatores, pode afetar a saúde física e mental dos colaboradores de maneira muito agressiva – e em alguns casos, infelizmente irreversíveis-, pois há situações abusivas no ambiente de trabalho, principalmente quando envolve metas, produtividade, disputa por poder, falta de reconhecimento e valorização profissional , entre outros fatores.

 

 

Países que são a favor da jornada de 4 dias de trabalho 

 

Países como Portugal, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia farão testes do novo modelo que visa otimizar o tempo de trabalho de forma prática e objetiva, evitando, inclusive, o presenteísmo nas empresas - que distancia os funcionários da produtividade esperada e de uma boa qualidade de vida. Mais tempo no trabalho nem sempre indica maior produtividade, os gestores e o RH devem ficar atentos ao bem-estar dos funcionários. A nova jornada de trabalho de apenas quatro dias por semana não altera nenhum direito dos trabalhadores, o salário permanece o mesmo, é uma forma de motivar ainda mais os funcionários a se dedicarem no novo modelo.

 

Os primeiros testes com a semana de 4 dias aconteceu na Islândia, no período de 2015 e 2019, estima-se que  2.500 pessoas tiveram suas jornadas de trabalho reduzidas de 40 horas semanais para 36 ou 35 horas por semana, sem reduções em seus salários. Especialistas revelaram que os resultados deste experimento foi um “grande sucesso”.  O Estudo revelou aumento ou estabilidade na produtividade das empresas, além de relatos de melhoria na qualidade de vida por parte dos colaboradores.

 

Efeitos positivos da pandemia 

 

jornada de 4 dias de trabalho por semana que está sendo testada em alguns países pelo mundo, é reflexo do período da pandemia da Covid- 19, onde novas formas de trabalho foram adotadas como regime híbrido e o home office .  Algumas companhias  tiveram a sensibilidade de analisar a situação e observar os fatores positivos que a mesma trouxe. Segundo uma pesquisa realizada pelo International Workplace Group (IWG), publicada em 2019, constatou que  83% dos profissionais são mais produtivos em uma rotina flexível.

 

Onde havia receio por queda da produção no regime home office ou híbrido, o resultado foi o oposto, pois as pessoas estavam mais dedicadas, mesmo dentro de casa, isolados, ou presencialmente em dias alternados no escritório. 

 

Desfrutar de uma qualidade de vida melhor, longe de estresses, cada vez mais próximo aos familiares, cuidando melhor da alimentação e da saúde, entre outros hábitos que foram modificados a partir deste cenário, abriu os olhos das empresas, que obviamente notaram uma nova forma de funcionar, deixando o tradicional e arcaico modo de gestão e liderança, prezando pela produtividade e lucro sem deixar de lado a qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários.  Um verdadeiro conceito de revolução no mundo profissional.

 

 

4 dias de trabalho por semana no Brasil?

 

 

Além de adotar os 4 dias de trabalho por semana, a Agência Shoot, reduziu a carga horária diária para 6h, desde o ano passado. As mudanças surgiram depois de avaliar que os trabalhadores andavam cansados e desmotivados – mesmo após o fim de semana. 

 

Com as mudanças o rendimento da equipe aumentou assim como a qualidade de vida e saúde mental, que segundo Luciano Braga, sócio da empresa, afirmou que o comportamento da sociedade mudou nos últimos tempos, sendo necessário também uma mudança no modelo de trabalho para funcionar melhor (para todos). Desde que adotou o novo modelo, a Shoot teve um aumento de 300% na procura de vagas.

 

A expectativa dos brasileiros é que cada vez mais empresas também renovem seu olhar para as novas possibilidades do mercado de trabalho e não retardem tanto para “copiar” o que vem dando certo em outros lugares. Bons modelos devem ser seguidos.

 

 

O que diz a legislação brasileira?

 

Conforme a legislação brasileira, a jornada é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Contudo, nada impede que a carga horária seja menor. A legislação só impede jornada maior e não menor.
 
Já a jornada parcial, instituída na reforma trabalhista de 2017, permite  carga horária de trabalho de até 30 horas semanais, sem opção de hora extra ou 26 horas semanais, com até 6 horas extras pagas. Isso significa que para a jornada parcial, a empresa pode liberar a semana de quatro dias, mas o profissional, em hipótese alguma, pode ultrapassar o limite de horas previstas no contrato.